Sobre os piolhos

Paranix disponibiliza uma lista das perguntas mais frequentes . Contacte-nos se tiver qualquer outra dúvida.

O que fazer no caso da escola/infantário me alertar para uma infestação de piolhos?

Antes de usar Paranix, verifique a presença de piolhos no cabelo SECO de todos os membros da família utilizando um pente próprio e de preferência à luz do dia. Faça o tratamento no próprio dia para evitar reinfestações.
Para mais informações sobre os tratamentos Paranix, clique nos links abaixo:

Regras fundamentais para o sucesso do tratamento: use produto em quantidade suficiente e penteie o cabelo cuidadosamente para assegurar que todos os piolhos e lêndeas são removidos.
Não se esqueça de informar sempre a escola/infantário.

Como posso verifica se o meu filho tem piolhos?

Pentear é a melhor forma de encontrar piolhos. Este é um importante primeiro passo antes de iniciar o tratamento. Veja a DEMO sobre como verificar o cabelo do meu filho.

Verifique a presença de piolhos no cabelo SECO utilizando o pente especial Paranix.

  • Primeiro penteie o cabelo para não ter cabelo entrelaçado e verifique o cabelo mecha a mecha.
  • Verifique as raízes, atrás das orelhas, e a nuca.
  • Limpe o pente após cada utilização para evitar (re)infestações.
  • Se encontrou piolhos vivos, não se preocupe! Paranix tem uma linha de produtos 100% ** eficazes no tratamento contra piolhos e lêndeas. Como os piolhos se reproduzem rapidamente, aconselhamos que o tratamento seja feito imediatamente.
  • Não se esqueça de informar a escola e de desinfetar o ambiente. Para obter mais informações clique aqui.

Porque é que o meu filho apanhou piolhos? É uma questão de higiene?

Ter piolhos não significa falta de higiene. Qualquer pessoa pode ter piolhos apesar de serem mais frequentes nas crianças. Os piolhos propagam-se através do contacto directo entre cabeças ou através da partilha de objectos pessoais (chapéus, gorros, capacetes, etc.). As crianças mais pequenas tendem a estar em contacto próximo umas com as outras e por isso as escolas primárias são o local ideal para a disseminação dos piolhos.

A escola do seu filho poderá pontualmente ter algumas crianças com piolhos e é importante ter em atenção que ter cabelos curtos, longos, limpos ou sujos não influencia a disseminação da infestação. A ideia que só pessoas com falta de higiene têm piolhos é um mito que tem que ser desmistificado!

Devo cortar o cabelo do meu filho se tiver piolhos?

Não. Os piolhos vivem junto ao couro cabeludo, portanto cortá-lo não vai fazer qualquer diferença. O melhor é efectuar o tratamento imediatamente. Leia mais sobre os produtos Paranix

O que posso fazer para evitar uma (re)infestação de piolhos?

Os pais que regularmente penteiam e verificam o cabelo dos seus filhos, estão na posição ideal para detetar piolhos, o que ajuda a manter a restante família livre de infestações. Se encontrar um piolho, verifique o cabelo de toda a família e efetue o tratamento imediatamente. Paranix também desenvolveu o spray Paranix Repel para proteção do couro cabeludo, ideal para usar durante um surtos de piolhos!

Alguns conselhos adicionais para proteger a sua família:

  • Aconselhe o seu filho a não partilhar roupa ou chapéus e gorros com outras crianças
  • Apanhe ou entrance o cabelo comprido
  • Use touca na piscina
  • Desinfete o ambiente e lave a roupa de cama e objetos pessoais (cachecóis, gorros, etc.) a 60°C. Aspire a casa e o carro e deite fora o saco do aspirador

A quem me devo dirigir para obter ajuda e aconselhamento?

Pode aconselhar-se com a enfermeira da escola, com o seu farmacêutico ou com o seu médico.

Os piolhos sobrevivem fora do cabelo?

Os piolhos podem viver até 2 ou 3 dias fora do couro cabeludo mas são incapazes de se reproduzirem nessas condições.

Os piolhos criam resistências ao tratamento?

Os produtos Paranix não contêm quaisquer inseticidas e têm um modo de ação exclusivamente mecânico. Por esta razão, após o tratamento com Paranix os piolhos não criam resistências aos seus ingredientes! Para além do possível desenvolvimento de resistências, outras razões para a aparente falta de eficácia no tratamento contra piolhos podem ser:

  • não seguir as instruções de utilização: não utilizar quantidade suficiente do produto, não deixar o produto atuar durante tempo suficiente, não remover completamente os piolhos e lêndeas, etc.
  • (re)infestação através do contacto com outras crianças na escola e membros da família não tratados
  • não limpar nem desinfectar o ambiente
  • não repetir o tratamento 7 dias depois da primeira aplicação

Como posso saber há quanto tempo o meu filho tem piolhos?

Pode fazê-lo medindo a distância das lêndeas ao couro cabeludo. Os piolhos pôem as lêndeas junto ao couro cabeludo e o cabelo cresce aproximadamente um centímetro por mês. Assim, uma lêndea a 2cm do couro cabeludo eclodiu 2 meses antes.