Escolas

Desenvolvemos um programa específico para as escolas que pretende auxiliar a comunicação com os pais. Uma comunicação rápida e eficaz entre a escola e os pais é crucial para evitar grandes surtos de piolhos em ambiente escolar.

Programa Paranix de alerta contra piolhos

Desenvolvemos uma forma rápida e prática das escolas comunicarem com os pais, que consiste num autocolante de alerta facilmente reconhecível que pode ser colado num caderno ou em qualquer outro local de fácil acesso aos encarregados de educação.Com este autocolante, poderá informar os pais sobre quais os procedimentos a tomar em caso de detecção de piolhos na Escola.

Se representar uma escola, por favor contacte-nos se pretender receber de forma totalmente gratuita os autocolantes de alerta piolhos, indicando-nos a quantidade necessária.Nota: estes autocolantes não contêm qualquer publicidade à marca Paranix sendo um serviço cívico que queremos prestar à nossa comunidade.

Informação aos pais

Clique aqui e poderá encontrar uma apresentação powerpoint com formação prática sobre prevenção e tratamento contra piolhos e lêndeas

8 factos sobre os piolhos

Os piolhos sabem voar?

Os piolhos não sabem voar mas transmitem-se através do contacto direto entre cabeças. É por esta razão que os piolhos existem principalmente nas escolas onde as crianças brincam e estão em contacto umas com as outras.

Toda a gente apanha piolhos?

Os piolhos são um problema comum, sobretudo em criança, por isso não há que ter vergonha de apanhar piolhos! Informar imediatamente a escola é a melhor forma de evitar a sua propagação.

Os piolhos sabem nadar?

Os piolhos são bons nadadores! Para além da escola, pode também ser infestado por piolhos na piscina ou na praia. Atualmente Agosto é o mês do ano com maior incidência de piolhos e nesta altura as escolas estão fechadas.

Os piolhos bebem sangue humano?

Sim. Ao morder o couro cabeludo, os piolhos injectam através da saliva uma substância que causa irritação e prurido. Fora do cabelo, os piolhos não sobrevivem mais do que 2 a 3 dias.

Os piolhos são transparentes?

Sim. Como são transparentes isto dificulta a sua deteção no cabelo mas após se alimentarem ganham uma cor acastanhada.

Os piolhos reproduzem-se rapidamente?

Os piolhos fêmea põem até 10 ovos (lêndeas) por dia e são muito dificeis de retirar por ficarem presos à raiz do cabelo (semelhante à caspa). Os piolhos saem do ovo ao fim de 7 dias, e por esta razão é importante repetir o tratamento 7 dias depois para garantir que todos os piolhos que possam ter nascido depois do primeiro tratamento são eliminados.

Quantas patas têm os piolhos?

Têm seis patas que lhes permitem fixar-se ao cabelo e vivem exclusivamente no cabelo humano. Normalmente preferem sítios quentes como o pescoço ou atrás das orelhas e por isso deve ter especial atenção a estas zonas quando estiver a examinar o couro cabeludo.

Os piolhos preferem os cabelos limpos?

Qualquer pessoa pode apanhar piolhos! Os piolhos não discriminam entre cabelos lavados, sujos, curtos ou compridos. Contudo, são mais comuns em cabelos limpos.